Notícias

Omexom entrega projeto Assuruá com 28 km de Linha de Transmissão

Com foco no escoamento da geração de energia da região nordeste e expansão de interligações regionais, a construção se destaca por capacidade instalada de 846 MW.

A Omexom entregou mais um projeto de seu portfólio de serviços. Dessa vez, a Linha de Transmissão do projeto Serra do Assuruá, na Bahia.

 

Interligando a SE Serra do Assuruá com a SE Gentio do Ouro II, a construção de 28,28 km de Linha de Transmissão, com tensão 230kV, pertence ao Complexo Eólico Serra do Assuruá.

Com duração de 10 meses de obras civis e eletromecânicas, o projeto, envolveu 457 colaboradores diretos, com aproveitamento da mão de obra local, incluindo a mão de obra feminina, aumentando a diversidade em nossas atividades, o que é um compromisso da Omexom.

 

O empreendimento visa o aumento do escoamento de geração da região nordeste e expansão de interligações regionais, apontadas por estudo realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), proporcionando benefícios ao consumidor com a utilização de fontes renováveis disponíveis no país.

Complexo Eólico Assuruá

O Complexo Eólico Serra do Assuruá contará com 188 aerogeradores, com potência de até 4,5MW. O empreendimento terá capacidade instalada total de 846 MW, com previsão de entrar em operação em junho de 2025.

Linha conta com 28,28 km de extensão

A linha construída se destaca por sua excepcionalidade. Segundo dados do portal da ONS, a obra se diferencia pela construção com a mais alta capacidade de escoamento de potência operando em uma classe de tensão de 230kV. O empreendimento conta com capacidade de 846MW, sobressaindo à potência das linhas de 230kV, que possuem 400MW, em média.

Com 64 torres montadas, 51 estaiadas e 13 autoportantes, o projeto contou com 200 colaboradores trabalhando simultaneamente, em momento de pico. Foram lançados 395,36 km de cabos, considerando as três fases com 4 cabos em cada fase, além dos cabos de blindagem.

Além disso, a robustez do projeto trouxe novos desafios no planejamento e execução, com procedimentos semelhantes aos de linhas com classes de tensão mais altas.

O aumento da capacidade trouxe um novo desafio para a nossa equipe, certificando nosso padrão de qualidade e excelência, com a expertise e inovação da equipe do projeto.

Apoiando seus clientes na transição energética, a Omexom entrega mais um projeto com qualidade, excelência e pontualidade, reconhecidas como suas assinaturas no mercado. Enfrentamos mais um desafio, sendo protagonista na transmissão energética no país, com a construção de linhas mais eficientes, econômicas, com transmissões de fluxos de potência cada vez maiores.

 

Com mais de 1.300 km de circuitos e 929 km de linha em seu portfólio de serviços, a Omexom se posiciona como player EPC no fornecimento de soluções de valor agregado aos clientes, contando com equipe altamente qualificada e know-how em todas as etapas de desenvolvimento do empreendimento, incluindo projetos básicos e executivos, fornecimentos, construção, comissionamento, manutenção e operação.

Equipe do projeto